CONGRESSO NACIONAL - LISBOA - 2025
- Detalhes
CONVOCATÓRIA
Nos termos dos Art.ºs 36º, 39º, 40º e 41º dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, convoco a reunião do Congresso Nacional, para ter lugar na Sede Nacional, Bairro da Liberdade, Rua C, Lote 11, Loja 16, em Lisboa, no dia 25 de janeiro de 2025, sábado, com início às 09:30 horas e com a seguinte
ORDEM DE TRABALHOS:
Faleceu Pedro Marote
- Detalhes
4/04/1954 - 25/06/2024
É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do nosso consócio e amigo Pedro Marote.
Membro da SPE desde 1975 e dos corpos gerentes desde 1977, exerceu o cargo de vice-presidente da Direção durante duas décadas.
Pedro Marote iniciou-se aos 14 anos na espeleologia no Núcleo de Espeleologia do Liceu Pedro Nunes. Presidiu à Comissão Instaladora do Centro Nacional Juvenil de Espeleologia, foi monitor no Serviço de Exploração Subterrânea e foi o primeiro presidente do Centro Piloto de Espeleologia. Fez curso de mergulho e participou em vários mergulhos na nascente do Alviela.
Frequentou em França, na Escola Francesa de Espeleologia, cursos de técnicas de exploração avançadas, incluindo intervenções de socorro subterrâneo, e o curso de Monitor Federal. Foi um dos fundadores da EPE – Escola Portuguesa de Espeleologia, Departamento de Ensino da SPE, de que foi responsável e monitor durante vários anos. Dirigiu e participou em várias ações de formação e divulgação da Espeleologia, de que se destacam as campanhas designadas Espeleo-Aire e outras no âmbito da ocupação dos tempos livres para jovens (OTL). Foi também monitor assíduo das campanhas de Geologia no Verão que a SPE preparou para várias regiões e grutas de Portugal.
Curso de Iniciação à Espeleologia - abril/maio de 2024
- Detalhes
DATAS Aulas teórico-práticas OBJETIVOS |
CONGRESSO NACIONAL - LISBOA - 2024
- Detalhes
CONVOCATÓRIA
Nos termos dos Art.ºs 36º, 39º, 40º e 41º dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, convoco a reunião do Congresso Nacional, para ter lugar na Sede Nacional, Bairro da Liberdade, Rua C, Lote 11, Loja 16, em Lisboa, no dia 27 de janeiro de 2024, sábado, com início às 9:30 horas e com a seguinte
ORDEM DE TRABALHOS:
Mergulhos de exploração de ponta na gruta de Moinhos Velhos, Mira de Aire
- Detalhes
Mergulho mais distante desde a entrada de uma gruta alguma vez realizado em Portugal
Ao longo de várias décadas as equipas de espeleo-mergulhadores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia – SPE, têm efetuado mergulhos para exploração e estudo das galerias mais profundas, que têm inicio a cerca de 200m de profundidade, relativamente à entrada da Gruta dos Moinhos Velhos, do sistema de Grutas Moinhos Velhos – Pena – Contenda. Na continuação desse trabalho, uma equipa de espeleo-mergulhadores da SPE realizou mais uma campanha de mergulhos de exploração de ponta, nas extremidades Norte e Sul da Gruta dos Moinhos Velhos, nome original das Grutas turísticas de Mira de Aire. Estes mergulhos, realizados nos pontos mais longínquos da zona não acessível ao público, figuram entre os mais complexos do ponto de vista logístico, técnico e operacional alguma vez realizados em Portugal, e permitiram a descoberta de novas galerias para norte e para sul neste sistema ímpar de grutas do Maciço Calcário Estremenho que neste momento possui uma rede de mais de 11km de galerias secas e inundadas. Estas novas descobertas vêm acrescentar novos dados à exploração e estudo que a SPE leva a cabo na Gruta dos Moinhos Velhos, de forma continuada, desde a sua descoberta em 1947.
Mais artigos …
- Ação de Formação para professores - Morfologia Cársica e formação de Grutas
- Eucaliptização do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
- Participação da Sociedade Portuguesa de Espeleologia na Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental da Pedreira “Moca Medeiros”
- Detectadas Novas Lixeiras no Planalto de Santo António