Participação da Sociedade Portuguesa de Espeleologia na Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental da Ampliação da Exploração Pecuária “Moita do Poço”

A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) é uma organização não governamental de ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de prospeção, exploração e estudo de cavidades cársicas em Portugal.

Os calcários de Montejunto constituem a área de recarga das captações de Alcobaça situadas na área da nascente de Chiqueda, que se localizam a cerca de 10 km da exploração em análise. Apesar destas nascentes ainda não terem um perímetro de proteção definido legalmente, elas servem a população local, como é indicado no site da própria Câmara Municipal [1]. Como tal, é essencial que se mantenha a boa qualidade destas águas, para que não aconteça como no passado nas nascentes do rio Liz, as quais serviam a população e, por contaminação periódica da massa de água, foram abandonadas.

Além destas duas preocupações e considerando o risco da existência de problemas não visíveis nos tanques, nitreira e lagoa de retenção, a SPE recomenda que a monitorização da qualidade das águas subterrâneas seja realizada de 6 em 6 meses, de modo a obter-se um registo mais contínuo dos valores em análise, e que seja cumprida a devida fiscalização.

Lisboa, 10 de fevereiro de 2021

Sociedade Portuguesa de Espeleologia

Seção de Ambiente

[1] https://www.smalcobaca.pt/pt/menu/904/chiqueda.aspx