Tema da acção Espaço onde decorre a acção Local de partida/ponto de encontro
Como Chegar Itinerário geral da actividade Número de participantes admitidos Duração aproximada Características do percurso Inscrição gratuita Idade mínima Realização da inscrição Responsáveis Apoio Científico IMPORTANTE | PROGRAMA Em Atouguia das Cabras inicia-se o percurso pelo vale, passando-se por algumas cascalheiras e pela base das escarpas até um ponto onde se pode ter uma vista geral do espectacular vale em canhão e assim abranger os diferentes aspectos relacionados com a formação deste tipo de vale. A existência de duas pedreiras que interrompem o trecho conservado do vale e permite pôr em discussão as questões de conservação do património geológico e desenvolvimento sustentável em regiões calcárias. À saída do vale em canhão do rio da Ota, visita-se a captação de água da margem direita, discutindo-se as condições propícias ao aparecimento de nascentes neste local e se explica a existência de estações arqueológicas nos pontos que dominam a zona.
Tem-se também a oportunidade de observar trechos da sequência litoestratigráfica do Jurássico superior e do Oligocénico que confinam com os calcários do Jurássico. Do topo dos cabeços observa-se também o Monte Redondo, isolado por falhas e que é o último bloco da serra de Ota que confina com a Bacia do Tejo e cuja existência esteve ameaçada com a possível construção do aeroporto na Ota.
Em Alenquer visitar-se-á a Lapa dos Morcegos e serão focados os problemas de contaminação das nascentes situadas em perímetros urbanos
|