Espeleomergulho no Alviela - 24 a 27 de Setembro de 2009 - Crónicas da Exploração

Galeria principal do Gruta dos Olhos de Água do AlvielaDia 23 de Setembro

A Equipa reuniu-se na 4ª feira à noite no Hotel Rural Amiribatejo, em Amiais de Baixo, para mais uma campanha de trabalhos nos Olhos de Água do Alviela, dando assim continuidade ao projecto de topografia detalhada deste sistema que a SPE tem levado a cabo.

Dia 24 de Setembro

A parte da manhã do primeiro dia da campanha foi reservada para o planeamento dos 4 dias de mergulho, e preparação do material - enchimentos finais, scooters, máquina fotográfica e strobes, muitos reguladores de stage e afins ...

A equipa de Gloria Dossi Lodovico Venturoli e Sergio Murgia entraram primeiro e para além de confirmarem que as condições estavam óptimas, deixaram as garrafas de deco aos -21m para a equipa de scooters utilizar no seu mergulho.

A equipa de scooters composta por Luca Brazzi, Miquel Gibert e Ricardo Constantino deixaram garrafas de segurança na intersecção C/D e seguiram em direcção Oeste com o objectivo de limpar (retirar) as linhas antigas e topografar a linha principal. O mau estado da linha principal obrigou a investir mais trabalho em limpeza e reequipagem de alguns troços, tendo ficado a topografia para o dia seguinte.

Enquanto a equipa de scooters terminava o seu mergulho de 120min, a equipa do Lodovico et al voltou a entrar na água para uma sessão de fotografias com recurso a 3 flashes strobe (slave). Alguns dos resultados podem ser apreciados nesta página.

Tudo isto foi possível com o precioso apoio de superfície de Delfim Machado, Cláudio Pereira e Nuno Horta.

alviela_0909

alviela_0909_1
Dia 25 de Setembro

A equipa acordou para mais um dia de Outono quente no Maciço Calcário Estremenho. Foram necessárias cerca de 2 horas de trabalho matinal do compressor para encher as 12 stage de 18/45 e várias bis com nitrox-32. A primeira equipa entrou na água antes das 13h00 para mais uma sessão de fotografia, desta vez com uma equipa de 4 elementos e com mais strobes. O Ludovico, Gloria, Sergio e Cláudio tem sido as estrelas dos jantares onde orgulhosamente exibem os resultados das suas sessões fotográficas – A Gruta do Alviela é mesmo muito bonita!
A equipa de scooters (Luca, Miquel e Ricardo), iniciaram o mergulho pouco depois das 14h00. Durante os 80 minutos de fundo foram retirados largos metros de linhas velhas e soltas da galeria principal, e topografados cerca de 80m (a uma profundidade entre os -40 e -43m), desde a intersecção C/D até à Galeria do Poço Escuro. Verificou-se que a linha principal continua com bastantes zonas frágeis e inseguras pelo que há um trabalho longo e duro de limpeza e reequipagem deste sector do Alviela.
Amanhã esperamos mais reforços na equipa.



Galeria principal do Gruta dos Olhos de Água do Alviela. Foto: Lodovico Venturoli 2009


Dia 26 de Setembro
Os reforços foram chegando durante o dia mesmo na hora certa para dar algum descanso aos presentes. Com a chegada de mais dois mergulhadores (Palmira Sá & Domingos Cruz) completamos mais uma equipa de 3 elementos com o objectivo de simular procedimentos de apoio submerso à equipa de topografia (scooters). Não sendo essencial para os mergulhos desta campanha, prevê-se que os mergulhos a realizar em 2010 sejam melhor (mais seguros) executados com o apoio de uma equipa submersa. Nesta ocasião tivemos a oportunidade de fazer um ensaio deste tipo de operação.
A equipa do fotógrafo Ludovico manteve a sua constituição e dedicação à fotografia embora, com o aumento da actividade e depois de 2 dias de trabalhos, a visibilidade já não fosse tão boa como no início da campanha.
Depois de topografados os 80m da galeria F no dia anterior, a equipa de topografia iniciou a topografia da galeria G até uma profundidade de -62m, numa extensão de 72m. Foi necessário, mais uma vez, investir tempo na recolha das múltiplas linhas antigas que ainda se encontravam nesta galeria e que para além de constituir um risco para a segurança dos mergulhadores, em nada contribuem para a conservação e beleza paisagística da gruta.
Contamos concluir os objectivos da campanha com a topografia da galeria H durante o dia de amanha, e ainda regressar a casa a tempo de cumprir os deveres cívicos.

Equipas de Mergulho:

- Fotografia: Ludovico, Gloria, Sergio
- Topografia: Luca, Miquel, Ricardo
- Apoio submerso: Delfim, Domingos, Palmira

É Interessante notar a participação de duas senhoras neste projecto!

Equipa de Apoio de Superfície:

Nuno Horta, Rui Nunes, Miguel Gonçalves, Duarte Silvestre, Clara Ferreira e Gonçalo Martins.
alviela_0909_6

alviela_0909_7

Alviela_Topo_2002

alviela_0909_grupo

Da esquerda para a direita: Nuno Horta, Luca Brazzi, Ricardo Constantino, Miquel Gibert, Miguel Gonçalves, Sergio Murgia, Rui Nunes, Gloria Dossi, Ludovico Venturoli, Clara Ferreira, Gonçalo Martins e Duarte Silvestre (faltou Palmira Sá e Domingos Cruz).
Dia 27 de Setembro

Já com os enchimentos terminados de véspera, o dia começou um pouco mais cedo do que o habitual para termos a certeza que cumpríamos os horários e compromissos de fim de tarde, ou seja, voos e urnas de voto para uns e outros.
A equipa de topografia, constituída por Delfim, Domingos e Palmira entrou na água às 10h20, cinco minutos depois da equipa de vídeo ter entrado com o objectivo de filmar a passagem dos mergulhadores com scooter. A equipa de topografia (Luca, Miquel e Ricardo) tinha também sincronizado um encontro com os fotógrafos de serviço na paragem a efectuar os -21m entre os minutos 80 e 100.
A equipa de topografia seguiu a linha principal até à intersecção F/G/H, onde deixou as scooters e a primeira stage, e seguiu pela esquerda na galeria H fazendo o levantamento topográfico. Esta galeria de menores dimensões relativamente às anteriores (cerca de 3m de diâmetro) apresenta-se com várias bifurcações ao longo do seu trajecto. Entre as 7 estações de topografia, correspondentes a 66m de progressão, foram identificadas 4 bifurcações, 3 delas com T's na linha principal. A concentração mental neste último dia já não era a melhor e decidimos parar quando chegámos ao 3º T. Verificou-se igualmente o já conhecido fenómeno do aumento da temperatura da água nesta galeria.
No regresso limpámos mais alguns troços de linhas antigas e paralelas neste sector, e aproveitámos o gás ainda disponível para fazer medições (com fita métrica) da intersecção F/G/H e desenhar perfis em vários pontos da galeria F.
Os topógrafos encontraram os fotógrafos aos -21m ao minuto 94, e seguiram-se mais outros tantos minutos de descompressão.
Depois de todo o equipamento retirado da gruta e armazenado na garagem do Hotel, partimos para Lisboa às 15h30 a tempo de cumprir as obrigações de todos.


Galeria principal do Gruta dos Olhos de Água do Alviela. Foto: Lodovico Venturoli 2009

Galeria principal do Gruta dos Olhos de Água do Alviela. Foto: Lodovico Venturoli 2009

© Domingos Cruz - 2009

alviela_0909_DiveProfile_090927
Dados Gerais:
  • - Numero total de mergulhos: 16
  • - Tempo total de mergulho: 1054 minutos
  • - Galerias topografadas: F, G e H
  • - Distância total topografada: 216m
  • - Profundidade máxima: -62m (Galeria G)
  • - Mergulho mais longo: 170 minutos
  • - Outros resultados: Fotografia e vídeo


Equipa de Mergulhadores:

  • - Cláudio Pereira (setup, fotografia, superfície)
  • - Delfim Machado (apoio, vídeo, superfície)
  • - Domingos Cruz (apoio, vídeo)
  • - Gloria Dossi (setup, fotografia)
  • - Luca Brazzi (topografia)
  • - Ludovico Venturoli (setup, fotografia)
  • - Miquel Gibert (topografia)
  • - Palmira Sá (apoio, vídeo)
  • - Sergio Murgia (setup, fotografia)
  • - Ricardo Constantino (topografia, coordenação)
Equipa de Superfície:
  • - Duarte Silvestre
  • - Gonçalo Ventura Martins
  • - Miguel Gonçalves
  • - Nuno Horta (Surface Manager)
  • - Rui Nunes

Coordenação Cientifica:
  • - José António Crispim
Agradecimentos:

Hotel Rural Amiribatejo, Restaurante O Telheiro, Amorasub, António Carrilho, Hugo Batista, João Carvalho, Luís Magro, Pedro Carreira, Rui Nunes, Gonçalo Ventura Martins, Duarte Silvestre, Nuno Horta, Miguel Rodrigues.

Apoios:
A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA
Câmara Municipal de Alcanena
PNSAC - Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
topografia parcial