Alviela - Julho a Setembro de 2010

Os trabalhos de exploração e topografia da Gruta da Nascente do Alviela foram retomados em Junho de 2010, e não estando ainda a época terminada, é contudo oportuno fazer neste momento, um breve ponto de situação dos trabalhos realizados e objectivos conseguidos.

Em Junho a Secção de Mergulho da SPE organizou uma campanha de 4 dias com o objectivo de topografar a zona que dá acesso à chaminé nova, descoberta por Martin Burgui em 2009. As chuvas de Abril e Maio obrigaram a alterar as datas inicialmente previstas para o arranque da época em Alviela, mas conseguiu-se reunir 9 mergulhadores e 3 elementos de apoio entre os dias 10 e 13 de Junho. Foi uma excelente oportunidade de introduzir Alviela a 5 recém-formados espeleo-mergulhadores, que terminaram a sua formação GUE Cave-1 umas semanas antes.

Foram realizadas 4 imersões de topografia cobrindo as zonas D e H do sistema, e topografados mais 103m de galerias a uma profundidade média de 45m.

Em Agosto a SPE organizou nova campanha com o Barnabé Moulin para exploração da nova galeria profunda descoberta em 2009 por Martin Burgui e o próprio. Foram ligadas as duas galerias profundas (G e H no mapa sectorial) a uma profundidade de -134m.

Entretanto a Secção de Mergulho da SPE terminou a sua ambientação e treino nos recicladores (rebreathers) e as últimas imersões no Alviela já foram realizadas em circuito fechado com o auxílio destes aparelhos. As vantagens e benefícios (menor logística, maiores tempos de fundo, possibilidade de incursões a maiores profundidades) trazem um preço: as exposições cada vez mais longas (5+ horas) irão obrigar a rever soluções de acesso, plataforma e habitat para descompressão.

Em Outubro serão retomados os trabalhos de topografia da nova galeria H e exploração de novas galerias neste sector.

ALV-MapaSectorial-2010
 
ALVIELA-Galeria_H-Agosto2010