Dando continuidade aos trabalhos que tem vindo a desenvolver, a Secção de Mergulho da SPE levou a cabo a cabo entre 30 Maio e 2 Junho de 2008 mais uma campanha de espeleomergulho na nascente dos Olhos de Água do Alviela. A campanha anterior centrou-se nos primeiros 30m de profundidade da entrada principal (Olhos de Água). Esta campanha dará continuidade à obtenção de uma topografia mais detalhada da zona submersa e incluirá a realização de filmagem.

Dando continuidade aos trabalhos que tem vindo a desenvolver, a Secção de Mergulho da SPE levou a cabo entre 20 e 21 de Outubro de 2007 uma campanha de espeleomergulho na nascente dos Olhos de Água do Alviela. Esta campanha teve como objectivo iniciar a topografia de pormenor na zona até aos 40m de profundidade. Foram realizadas 14 imersões e topografados cerca de 210m de galerias submersas.

Dando continuidade às explorações de anos anteriores e a trabalhos pontuais já efectuados este ano, decorrerá entre os dias 25 de Agosto e 1 de Setembro uma campanha de Espeleo-mergulho na nascente do Alviela. Pretende-se melhorar a topografia existente e continuar a exploração nas galerias mais profundas.

Contaremos com a presença de vários mergulhadores estrangeiros nomeadamente os nossos convidados franceses Jérome Meynié e Francis Lavaud, que terão o apoio de Martin Burgi de Espanha. A coordenação técnica por parte da SPE cabe aos mergulhadores Piotr Gajek e Filipe Worsdell e a coordenação científica é da responsabilidade de José António Crispim. Os nossos consócios mergulhadores João Moteiro Henriques, Pedro Martins e Ricardo Constantino também darão o seu contributo. A Delegação de Minde da SPE também prestará apoio logístico através do consócio João Gonçalves Henriques.
Durante os mergulhos serão efectuadas recolhas para identificação biospeleológica destinadas ao trabalho de mestrado de Sofia Reboleira (UA) e colheitas de água para análise no âmbito do projecto WATERMIND (POCI/CTE-GEX/59086/2004) (UL).

O PNSAC e a EPAL já manifestaram a sua disponibilidade para apoiar a campanha.

Pág. 4 de 4