Novo livro sobre a Gruta do Escoural

Uma Gruta Pré-Histórica no Alentejo - António Carlos Silva - CapaCoincidindo com o finalizar das obras de requalificação dos acessos à gruta e o retomar das visitas turísticas, foi apresentado no passado dia 30 de Julho de 2011 um novo livro sobre a Gruta do Escoural, da autoria de António Carlos Silva.

A sessão teve lugar em Santiago do Escoural, estando na mesa, além do autor, o Director do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo, a Directora Regional da Cultura do Alentejo, Aurora Carapinha, o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Manuel Pinto de Sá, e o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, Duarte Vicente da Luz.

Na assistência, além de vários arqueólogos, estavam muitos habitantes desta povoação do concelho de Montemor-o-Novo, para quem a gruta tem um grande significado e que ansiavam pela reabertura da gruta ao público.

A apresentação do livro foi feita por Luís Raposo, seguindo-se intervenções do autor, de Aurora Carapinha, do presidente da Câmara e do presidente da Junta de Freguesia.

Seguiu-se uma visita à gruta,  correspondendo sobretudo às expectativas dos participantes provenientes de mais longe mas sendo de salientar que os escouralenses têm entrada gratuita na gruta.

O livro, que resume cinco décadas de trabalhos relacionados com a Gruta do Escoural e apresenta também, sempre de forma acessível, muita informação sobre o enquadramento arqueológico, histórico e geográfico, pode ser adquirido no Centro de Interpretação da Gruta do Escoural.

A_sala_no_incio_da_sessao
Intervenção de Luís Raposo AAntónio Carlos Silva autografando um exemplar do seu livro
Intervenção de Duarte Vicente da Luz, presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural  A nova entrada para a Gruta do Escoural
Painel informativo à entrada da Gruta do Escoural

Visita à Gruta do Escoural comentada por António Carlos Silva e Frederico Tátá